Detox de ácido málico, quais os benefícios reais?

Atualmente conhecemos a importante função de tratamentos Detox para o nosso organismo. Esse tratamento consiste em eliminar as substâncias nocivas, acumuladas em nosso organismo devido a exposição diária à poluição e até mesmo a algumas substâncias químicas contidas em nossa alimentação. O ácido málico também pode atuar como adjuvante no tratamento de cálculos bileares, facilitando a eliminação dos mesmos pelos ductos bileares, além de dissolver a bile endurecida ou estagnada nas vias bileares.

Existem diversos tipos de detox presentes no mercado, principalmente os detox hepáticos e renais. O Detox hepático consiste principalmente em detoxificar o fígado e sistema digestivo. Já o detox renal consiste em eliminar possíveis substâncias nocivas aos rins. Existem também alguns detox de metais pesados, para que essas substâncias tão prejudiciais ao nosso organismo sejam eliminadas com mais facilidade.

O Ácido málico é um composto orgânico encontrado em algumas frutas, principalmente nas maçãs. É utilizado no tratamento de doenças como síndrome de fadiga crônica e fibromialgia, sendo capaz também de auxiliar no aumento de energia, devido á sua capacidade de converter carboidratos, proteína e gorduras em energia. Pode auxiliar também no aumento de energia e tolerância durante o exercício físico. Como principais benefícios destacam-se melhora da imunidade, melhora da saúde oral (aumentando a produção de saliva e eliminando bactérias tóxicas presentes na boca), reduzir o acúmulo de metais tóxicos no organismo e auxiliar na melhora do estado geral da pele (devido á sua ação esfoliante e reduzir os sinais de envelhecimento, quando usado topicamente).

Destaca-se sua ação detoxificante devido ao fato de o ácido ,málico tratar-se de um quelante de metais. Ou seja, possui a propriedade de ligar-se a metais potencialmente nocivos ao nosso organismo, que podem se acumular devido a exposição diária, como por exemplo o alumínio e o chumbo e facilitar a sua excreção. Atualmente diversos estudos indicam a ligação de graves doenças degenerativas com a exposição a metais, destacando-se a importância dos tratamentos detox.

Sendo assim, fica evidente a importância de protocolos detox para a nossa saúde a curto, médio e longo prazo.

Nathalia Rocha